domingo, 13 de fevereiro de 2011

O cheiro do Pescoço

Esse conteúdo é do livro almanaque crepúsculo de nicola bardola.O que seria da saga vampiresca sem humor? Os livros da série Crepúsculo geram tensão e acionam as glandulas lacrimais,mas com mais frequencia ainda levam a risinhos marotos e outros escancarados.A comicidade acontece,por exemplo,quando Bella troca rápido de um tom de voz um tanto patético para uma expressão mais impertinente.Há uma cena desse tipo quando há uma tentativa de coleta de sangue na sala de aula.O incomodo de Bella vai num crescendo,de suor gelado na testa e estomago revirado a ataques de tontura.Suas amigas ainda não sabem que Bella desmaia quando ve sangue.Mas,quando Edward a descobre nessa circunstancia,ela espera "...morrer.Ou,no mínimo,não vomitar".Essa mudança abrupta de estilos--do sofrimento real e do desejo de salvação para a palavra "vomitar"--,que acontece muitas vezes na saga,é garantia de risada para os leitores.Os diálogos entre Bella e Edward também tem humor.Quando Edward revela,pela primeira vez,que os Cullen gostam de se alimentar de ursos,ou melhor,que é principalmente Emmett quem prefere os ursos pardos,Bella tem a presença de espírito de lembrar que não é época de caça.Bella age assim para disfarçar a estupefação e o susto.Parece que dá certo,pois Edward continua a conversa e lembra que a proibição é válida apenas para caça com armas.Dessa maneira,o jogo de palavras poderia estar encerrado,mas a dimensão inconsciente do susto permite uma continuação abrangente do diálogo sobre os hábitos nutricionais da família Cullen.Descobrimos que Edward prefere pumas,que os Cullen se esforçam em se restringir a regiões com excesso de animais de caça e que sempre prestam atenção para não danificar o meio ambiente.Trata-se também apenas de uma amostra.O mesmo padrão continuará a entreter os leitores.Mas as variações é que contam: ao lado de informações objetivas sobre o tema hábitos alimentares,ao lado da comicidade,que acaba surgindo,e ao lado da dimensão inconsciente do susto,a passagem cria,de maneira sutil,associações a confissões semelhantes no nível do erotismo.A mulher inexperiente faz uma pergunta tabu a um homem ("O que vc mais gosta em mim?") e descobre segredos que a princípio a farão tremer,mas com os quais ela acabará se acostumando.E já na conversa o homem tenta tirar o medo da mulher ao superdimensionar alguns detalhes ("Não há nada mais divertido do que um urso pardo irritado"),e consegue faze-la rir com descontração.Stephenie presenteia os leitores com os melhores esquetes.A conversa entre Bella e Edward sobre o tema idade,na qual Edward fala do seu inacreditável nascimento em 1901, na cidade de Chicago,poderia também se dar da mesma maneira entre dois namorados normais,sendo o homem muito mais velho do que a mulher.Por meio dessa proximidade com a realidade,a conversa tem algo de autentico,apesar dos dados absurdos.Muitas vezes,a vida real é transferida para a leitura.As possibilidades de identificação nesta saga vampiresca são muito maiores do que o de romances realistas.O primeiro é,basicamente,uma história de amor passional entre adolescentes.Enriquecida pelos elementos fantásticos dos vampiros,que os leitores podem intensificar ou reduzir conforme seu gosto;no final,diferentes elementos dos vampiros podem ser introduzidos com lucro no cotidiano,a fim de refleti-lo ou olha-lo de outra maneira.Qual garota não tem o problema de ser admirada por um garoto que não lhe interessa nada,começando pelo fato de ele ser jovem demais? E,por outro lado,a garota sonha com um garoto que lhe pareça perfeito e inatingível.O cotidiano da menina já pode ser projetado na leitura da saga vampiresca.A capacidade de Edward de ler pensamentos --mas não os de Bella--abre outro campo para a comicidade.Então,ele "escuta" os interlocutores de Bella quando ela está conversando com eles e tira conclusões sobre seus sentimentos.Essas cenas nunca são demais.O confronto entre a perfeição de Edward e o caráter humano de Bella também é engraçado: na floresta,Edward aponta para uma clareira,mas Bella não enxerga nada. "Talvez ainda esteja um pouco longe para os seus olhos",diz Edward.Bella,por sua vez,resmunga que talvez seja hora de consultar um oftamologista.Edward e Jacob se movimentam mais rápido do que um carro.Quando Bella combina alguma coisa com eles por telefone,os garotos chegam num instante.Ela não se acostuma com isso,nem os leitores,o que sempre é bom para incitar algumas gargalhadas.As conversas sobre carícias também valem umas risadinhas.Bella quer saber no que deve prestar atenção quando estão juntos.Edward reforça o efeito do cheiro de seu pescoço á mostra na presença dele.Por isso talvez os puloveres de gola rule estão espalhados por toda a saga.O nível de entendimento que se apresenta aos leitores em relação á leitura como divertimento ás vezes aparece na própria história.Por exemplo,quando Edward não esquece das necessidades humanas de Bella e diz "hora do café da manhã",e Bella agarra o pescoço com ambas as mãos,de maneira teatral,e o olha com medo.Edward se assusta e Bella dá uma risada: "Brincadeirinha".Ele,porém,não acha nada engraçado.E torna suas palavras mais precisas: "Hora do café da manhã para humanos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário