quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Da veracidade das antigas lendas

Esse conteúdo é do livro Almanaque Crepúsculo de nicola bardola.Para cada um dos quatros volumes,Stephenie inspirou-se concretamente em modelos literários.No volume um,foi Orgulho e Preconceito.No dois,a ligação com Romeu e Julieta é estreita.O volume trés é a homenagem de Stephenie a O morro dos ventos uivantes.No quatro,duas obras são importantes: Sonho de uma noite de verão e O mercador de Veneza,justificando a batalha que não aconteceu,a destruição que não se sucedeu-- ou ocorreu apenas mentalmente --,ou seja,a falta de violencia no fim da saga vampiresca.A solução pacífica,o final feliz pegou de surpresa muitos leitores,que tinham se acostumado com as confusões no final de cada volume.Para o final,ela não usou a máxima de Friedrich Durrenmatt,segundo a qual uma história só é bem contada quando ela toma o pior caminho possível.Não há nenhuma tragédia,nenhum morto ao final da saga vampiresca: desse modo,Stephenie alcançou a maior surpresa possível.Analisar todas as relações entre os modelos literários -- em especial com O mercador de Veneza -- e sua influencia sobre a obra de Stephenie é matéria para muitas teses de doutorado.Esses trabalhos também analisarão com proveito a sucessão de indícios,organizada de maneira exemplar,que levam á existencia de vampiros,algumas vezes colocados de maneira extremamente sutil,por exemplo,quando o dr.Cullen se afasta do hospital depois da quase-catástrofe motivada pela van desgovernada de tylor.Bella falou da grande sorte de Edward estar supostamente a seu lado,e de súbito a intuição lhe diz que o dr.Cullen sabe.Mas não é explicado o que ele sabe exatamente,afinal,Bella também não tem ciencia de seus complicados motivos.Bella quer entender mais sobre vampiros e faz uma pesquisa na internet,mas acaba se envergonhando disso.Sente-se constrangida e considera seu comportamento idiota e mórbido.As dúvidas de Bella parecem não ter fim. Ela não recebe respostas satisfatórias para suas dúvidas.Oscila entre o conhecimento de que Edward não pode ser uma pessoa normal e uma barreira interna que a impede de detonar os limites de uma explicação racional.E,mesmo ao tentar,ela não consegue se imaginar dividindo suposições com outra pessoa,pois nem a própria Bella acredita nelas.A protagonista se aproxima de um comportamento esquizofrenico,que tortura os leitores e aumenta sua disposição de permitir o inevitável.Esse estado de incerteza permanece por muito tempo até que os leitores passam,suavemente -- com muito mais suavidade do que na maioria das histórias de fantasia -- ,a acreditar de modo voluntário e com boa vontade no mundo sobrenatural dos vampiros e lobisomens.Ao longo de centenas de páginas,acontece uma despedida da lógica e do saudável senso comum humano e,ao mesmo tempo,uma lenta descoberta do sobrenatural.Isso também diferencia a saga vampiresca de Stephenie de outros romances.

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